sábado, 2 de julho de 2011

PALAVRAS DE UM BUSCADOR...

" Nasci verdadeiramente quando passei pelo sagrado limiar de meu laboratório interior. Aí comecei a conduzir experimentos, levantar tubos de ensaio dos princípios absolutos, despejar os esquemas rígidos de uma educação estática, os solenes e inacessíveis alambiques de uma teologia que se tornou um mero exercício intelectual......Na natureza tudo está sujeito a mudanças e nossa razão faz parte da natureza. As verdades fundamentais podem não mudar, mas o enfoque humano dessas verdades, sim; e isso implica admitir que é necessário rever e corrigir o modo pelo qual as verdades sagradas foram formuladas no passado. O nível de consciência de um povo se expande gradualmente e a formulação que parecia correta séculos atrás, hoje parece superada. Não é a verdade fundamental que está superada, mas o modo pelo qual ela é expressa. São as roupas que mudam, não o corpo que as veste."

"É necessário ficar em silêncio às vezes ou, no mínimo, uma vez na vida, se desejamos encontrar a nós mesmos. A pausa nos revela todo o lixo que se acumulou embaixo do tapete ao longo dos anos..."

"Fugir da dor e perseguir o prazer faz parte do instinto humano. Muitos seres humanos vivem uma vida superficial devido ao medo de descobrirem quem são. Porém, o pior inimigo daquele que está prestes a iniciar o caminho da indagação é a presunção de já ter entendido o problema e conceituá-lo em termos simplistas."

"Aquele que não presta atenção à sua própria vida com o objetivo de evoluir, não pode dizer que se ama, nem estará em condição de amar o outro."

"Quando alguém chega a sentir que tudo é futilidade, imediatamente adquire uma nova sensibilidade que o torna mais receptivo a todas as possíveis soluções das questões básicas da vida."

"No sentido psicológico, a dor é uma benção,porque frequentemente alerta para a doença em tempo de cura. E é também uma benção no sentido figurado, porque neste mundo no qual as pessoas não querem ouvir a voz interior, é exatamente o sofrimento, às vezes muito intenso, que as desperta de seu torpor."

"A lógica humana não é compatível com a lógica divina."

"Trivializamos verdades elevadas, fazendo-as parecer insípidas e vazias, quando não temos a experiência direta daquilo que pregamos."

"Não é provável que rezar levante o espírito da alma humana quando a mente está oprimida e doente. Como pode alguém que não tem fé em si mesmo(apesar de saber que existe) ter fé em Deus, a quem não conhece e não pode ver!!!!"

"Quanto mais alguém se convence de que é um infeliz, um azarado, sem esperanças, mais ele se torna vulnerável ao esgotamento porque está constantemente abrindo novas fendas para o trabalho de demoliçao. Por isso o câncer se move com rapidez naquele que é triste ou torna-se lento naquele que vive com otimismo."

Trechos do livro "Um Padre encontra Sai Baba"escrito por Dom Mario Mazzoleni

Nenhum comentário:

Postar um comentário