sábado, 2 de julho de 2011

OS VEDAS - ESCRITURAS SAGRADAS




Na imensa literatura da Índia, os Vedas (raiz vid, conhecer, saber) são os únicos textos aos quais não se atribui autor. Os mesmos são provenientes de épocas bem antigas revestidos de novas linguagens.
Diz-se que os Vedas, revelaçoes divinas feitas aos rishis ou "videntes" através das eras, possuem nityatva, "finalidade intemporal".



Os vedas, revelados por meio de som, foram "diretamente ouvidos"pelos rishis. É basicamente uma literatura de cânticos e recitaçao. Por isso durante milênios, as 100.000 estrofes dos Vedas não foram escritas, mas transmitidas oralmente pelos sacerdotes brâmanes. O papel e a pedra estão sujeitos aos efeitos destrutivos do tempo. Os vedas perduraram através das Eras porque os rishis compreendiam a superioridade da mente sobre a matéria como o meio apropriado de transmissão. O que pode ser melhor do que as "lousas do coraçao"?




O Vedanta, conjunto de resumos dos Vedas, tem inspirado muitos dos grandes pensadores ocidentais. O historiador francês Victor Cousin, disse:

"Quando lemos com atençao os monumentos filosóficos do Oriente - sobretudo os da Índia - descobrimos neles muitas verdades tão profundas que somos obrigados a dobrar os joelhos ante a filosofia oriental e a ver neste berço da raça humana a terra nativa da mais alta filosofia."


FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário