domingo, 3 de julho de 2011

CURIOSIDADE: BRACELETE ASTROLÓGICO




Para entender um pouco mais sobre as influências das gemas e metais, segundo a astrologia védica, destaco um trecho do livro “Autobiografia de um Iogue” de Paramahansa Yogananda, capítulo 16, com alguns comentários de seu Mestre Sri Yuktéswar:

“– Mukunda, por que você não arranja um bracelete astrológico?

– Deveria usá-lo, Mestre? Não creio em astrologia.
– Não é questão de crença; a atitude científica que se deve adotar em qualquer assunto é a de saber se é verdade.

A lei da gravidade funcionou tão eficientemente antes de Newton como depois dele. O cosmos seria positivamente um caos se suas leis só pudessem funcionar mediante a aprovação da crença humana. Os charlatães trouxeram a antiqüíssima ciência estelar a seu descrédito atual. Tanto matemática como filosoficamente, a astrologia é muito vasta para ser abarcada corretamente, salvo por homens de profundo entendimento. Se os ignorantes lêem erradamente o céu, e ali enxergam rabiscos em vez de uma escrita, isto é de se esperar neste mundo imperfeito. Não se deve prescindir da sabedoria ao dispensar os pretensos sábios.

Yoganada e seu Mestre:
.. Astrologia é o estudo das reações do homem aos estímulos planetários. Os astros não têm qualquer benevolência ou aversão consciente; eles meramente enviam radiações positivas ou negativas. Por si só, não ajudam nem prejudicam a humanidade, mas oferecem um canal lícito para que se manifeste o equilíbrio de causas e efeitos que, no passado, cada homem pôs em movimento.

O medo supersticioso à astrologia produz autômatos, dependentes, como escravos, de guia mecânica. O homem sábio derrota seus Planetas – isto é, seu passado – transferindo sua fidelidade, da criação ao Criador. Quanto mais efetua sua unidade com o Espírito, menos pode ser dominado pela matéria. A alma é sempre livre; é imortal porque não tem nascimento. Não pode ser regida pelos astros.

Então, querido Mestre, por que deseja que eu use uma pulseira astrológica? – Arrisquei esta pergunta depois de um longo silêncio; eu tentara assimilar a nobre exposição de Sri Yuktéswar, a qual continha idéias muito novas para mim.

Só quando um viajante atingiu sua meta é que se justifica o abandono de seus mapas. Durante a jornada, ele se aproveita de qualquer atalho conveniente. Os ríshis antigos descobriram muitos meios de encurtar o período de exílio do homem no mundo ilusório. Existem certas engrenagens que podem ser habilmente ajustadas pelos dedos da sabedoria.

Por uma série de meios – pela prece, pelo poder da vontade, pela meditação iogue, pela consulta aos santos, pelo uso de braceletes astrológicos – os efeitos adversos do passado podem ser diminuídos ou anulados.

Semelhante a uma casa que pode ser equipada com um para-ráios de cobre para absorver a descarga do relâmpago, o templo do corpo se beneficia de certas proteções.

Radiações elétricas e magnéticas circulam incessantemente no universo; afetam o corpo humano, favorável ou desfavoravelmente. Há milênios atrás, nossos ríshis estudaram como combater os efeitos adversos das influências cósmicas sutis. Os sábios da antiguidade descobriram que os metais e gemas puras emitem uma luz astral, poderoso neutralizante dos influxos negativos dos Planetas.

O emprego preventivo da astrologia raras vezes foi objeto de estudos sérios fora da Índia. Um fato pouco conhecido é que jóias, metais e misturas de plantas, embora sejam da espécie recomendada, só tem valor se apresentarem o peso requerido e se o agente terapêutico for usado em contato com a pele.”

Yogananda faz, ele próprio, comentário sobre sua experiência com os Planetas:

“Os talismãs, um dos 5 remédios védicos feitos de pedras preciosas cuidadosamente escolhidas, podem contra-atacar a receptividade fraca das radiações planetárias essenciais benéficas.”


FIM

7 comentários:

  1. Fiquei encantada com a autobiografia de Paramahansa Yogananda! Este trecho é uma das joias do livro. Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. são os presentes da natureza dados por Deus, maravilhosamente narrados em autobiografia de um Yogue.

    ResponderExcluir
  3. são os presentes da natureza dados por Deus, maravilhosamente narrados em autobiografia de um Yogue.

    ResponderExcluir
  4. Como conseguir um bracelete astrológico confiável?

    ResponderExcluir
  5. Sou discípulo de Yoganda a 30 anos . Na self realization fellowship dos estados unidos vende esse mesmo bracelete que o Guru dele recomendou . Ou vocês podem usar um Navaratna , um conjunto de pedras, que geram o mesmo efeito

    ResponderExcluir