quarta-feira, 6 de julho de 2011

LIVRO - VIVENDO BUDA, VIVENDO CRISTO

"Que aquele que procura não pare de procurar enquanto não encontrar. Quando ele encontrar, ficará perturbado. Quando ficar perturbado, ficará assombrado, e virá a transcender todas as coisas."
Nós, seres humanos podemos ser alimentados pelos melhores valores de muitas tradições. Através da prática de olhar e ouvir profundamente, nós nos tornamos livres, capazes de enxergar a beleza e os valores da nossa tradição e os da dos outros.
Se acharmos que monopolizamos a verdade e mesmo assim orgnaizarmos um diálogo, não estaremos sendo autênticos. O diálogo precisa ser praticado com base no "não-eu". Nossa capacidade de nos reconciliarmos com outra pessoa e com o mundo depende muito da nossa capacidade de fazer as pazes com nós mesmos.
Quando estamos em quietude, olhando profundamente e entrando em contato com a fonte da nossa verdadeira sabedoria, entramos em contato com o Buda vivo e o Cristo vivo que existe dentro de nós e em cada pessoa que encontramos.
A prática de aletar a mente que os budistas falam, é muito parecida com o Espírito Santo. Ambos são agentes de cura. Quando temos a mente alerta, temos amor e entendimento, vemos com mais clareza e podemos curar as feridas da nossa mente.O Buda era chamado de Rei dos Curadores. Na Bíblia, quando uma pessoa toca o Cristo, ela fica curada. Não é apenas tocando um tecido que o "milagre"acontece. Ficamos curados quando tocamos o amor e o entendimento profundos.
Temos em nós a semente do Espírito Santo, a capacidade de curar, transformar e amar. Quando entramos em contato com essa semente, somos capazes de tocar Deus, o Pai, e Deus, o Filho.
A técnica, se precisamos falar de uma técnica, é estar no momento presente, estar consciente de que estamos aqui e agora,de que o único momento a ser vivido é o momento presente.
O cristianismo é uma continuação do judaísmo, bem como o islamismo. Todos os ramos pertencem a mesma árvore. 
Os budistas encaram Buda como um mestre e um irmão, não como Deus! Siddharta não é o único Buda. Todos os seres no reino animal, vegetal e mineral são Budas em potencial.
Jesus não é apenas o Senhor, mas também nosso pai, nosso mestre, nosso irmão e nosso EU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário